sexta-feira, 11 de abril de 2008

Golpes pela Internet


Quem nunca recebeu e-mail estranho pedindo para clicar aqui, clicar ali??? Os mais desatentos, não costumam ter atenção com mensagens assim, muitas vezes, acabam clicando e deixando "aberto" o computador para o acesso de hackers (pessoas que invadem a máquina para fuçar arquivos) e crackers (pessoas que objetivam roubar senhas e infomações confidenciais).

Antigamente as mensagens não tinham remetente e informavam sobre possíveis fotos comprometedoras ou da pessoas amada, logo esse metodo se tornou público e, assim, o golpe ficou enfraquecido. Agora é cada vez mais comum recebermos mensagens como a que está na imagem (Clique para ampliar), com logomarca e um possível e-mail para contato. Não precisa ser especialista para perceber as falhas:

1° A Policia Federal não informa por e-mail crimes em curso, muito menos se vocês estiver possivelmente envolvido;

2° Não tem nenhuma identificação de destinatário;

3° Ao passar o mouse sobre o "Clique Aqui", a página que aparece no rodapé é completamente estranha ao domínio da PF;

4° Nenhuma empresa ou instituição séria faz contato por meios vulneráveis como e-mail. Isso significa que a Policia federal, Receita Federal, TIM entre outras NÃO MANDA E-MAIL, mas se o e-mail parecer muito convincente ligue e confirme.

No caso da PF eu apurei que esses e-mails são objetos de investigação federal, porque afinal de contas a possibilidade de alguém cair no golpe é maior pelo uso do brasão deles, além do prejuizo que o crime gera para bancos (que fica obrigado a devolver valores em função da vulnerabilidade de sua página) e clientes (que além do transtorno com banco, podem também ser vítimas de compras on-line). Sem contar a ousadia na tentativa de golpe. Fique atento e denuncie sempre que possível.

Melissa Araújo

Um comentário:

Anônimo disse...

Toda semana tem pelo menos 1 e-mail do tipo na minha caixa de entrada. Por incrível que pareça, pelo outlook não aparecem essas marmeladas. O meu e-mail do Ig é o pior, só lixo.